ViVa...

Seja bem-vindo!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Antônio Gramsci


Muitas vezes é impossivel sair de uma leitura de Karl Marx sem se sentir ferido!
Antonio Gramsci (1891 - 1937) escreve entre a primeira e a segunda guerra mundial em uma prisão, retomando alguns pensamentos de Marx.
Entre todas as suas teorias, nada é comparavel aos pensamentos e críticas que ele faz ao "peconceito em sociedade" e sobre a hegemonia.
Falar sobre o preconceito, é algo que se torna dolorozo por sabermos que ele é um impasse para a cidadania. Todos merecem moral e respeito mas, nossos olhos não permite que possamos tratar TODOS com igualdade sabendo respeitar as diferenças.
Gramsci, por vir de uma classe baixa percebe o quanto a elite tem comando e despreza as idéias da população. Repassam informações da forma que ELES querem que a sociedade enxergue e atue.

"Vivemos no mundo da ilusão e não vemos a realidade" (Karl Marx)

O problema, é que Marx acreditava no surgimento espontâneo de uma revolução da classe trabalhadora.

"Não é quem tem idéias que faz a revolução e sim, quem passa fome" (Karl Marx)

Gramsci retoma essa idéia e diz sobre a hegemonia, no qual o jurídico impõe a lei e caso não haja adaptação da população, o militrar impõe; ou seja, haverá a obediencia às autoridades.
Somos criados desde pequenos para obedecer e não para mandar! Nem mesmo as escolas (educação) é igual para todos então, como queremos criar um mundo igualitário?!
Gramsci percebe que a população se tornou passiva em relação à política, por esse motivo contraria a idéia de Marx sobre a revolução espontânea.
O problema é a aceitação da população trabalhadora. Internalizamos facilmente as ideologias que a "força" nos impõe. É preciso acima de tudo, começar a ver o mundo da forma que ele é e não da forma que queremos que ele seja! É cruel abrir mão da ideologia para viver a realidade? Sim! mas é preciso.
Veja o que é real. Seja real! Abra mão da ideologia para viver o real.
Não se pode criar um mundo só de ilusão! Devemos fazer nossa própria crítica e não utilizar críticas alheias, sem conhecer se realmente esta certo! É importante começar a observar nossa postura em sociedade para começar a perceber os erros. E não basta apenas perceber, pois deve haver a ação! O mundo está cheio de pessoas criativas e pouca gente realizadora!
Marx naõ estava errado sobre seus pensamentos; Gramsci foi apenas um homem de seu tempo e percebeu que no mundo em que estamos vivendo, o comodismo está geral. Então, as idéias de Marx acabam caindo nesse exato momento.
Não se pode apegar as coisas presentes, pois tudo o que serve atualmente para nós futuramente não servirá mais! Tudo se renova e é preciso que o ser humano seja sempre o "aprendente", para que possa viver em uma sociedade pós-moderna.

Essa é a minha maior admiração por Antônio Gramsci!

(pesquisa e conclusão baseada nas aulas de "Estudos Sociólogos na Educação" - UNG (campus Dutra). curso Pedagogia 3º semestre. Com a mestre/professora Ieda Maria Silva Pinto Barbosa)