ViVa...

Seja bem-vindo!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Antônio Gramsci


Muitas vezes é impossivel sair de uma leitura de Karl Marx sem se sentir ferido!
Antonio Gramsci (1891 - 1937) escreve entre a primeira e a segunda guerra mundial em uma prisão, retomando alguns pensamentos de Marx.
Entre todas as suas teorias, nada é comparavel aos pensamentos e críticas que ele faz ao "peconceito em sociedade" e sobre a hegemonia.
Falar sobre o preconceito, é algo que se torna dolorozo por sabermos que ele é um impasse para a cidadania. Todos merecem moral e respeito mas, nossos olhos não permite que possamos tratar TODOS com igualdade sabendo respeitar as diferenças.
Gramsci, por vir de uma classe baixa percebe o quanto a elite tem comando e despreza as idéias da população. Repassam informações da forma que ELES querem que a sociedade enxergue e atue.

"Vivemos no mundo da ilusão e não vemos a realidade" (Karl Marx)

O problema, é que Marx acreditava no surgimento espontâneo de uma revolução da classe trabalhadora.

"Não é quem tem idéias que faz a revolução e sim, quem passa fome" (Karl Marx)

Gramsci retoma essa idéia e diz sobre a hegemonia, no qual o jurídico impõe a lei e caso não haja adaptação da população, o militrar impõe; ou seja, haverá a obediencia às autoridades.
Somos criados desde pequenos para obedecer e não para mandar! Nem mesmo as escolas (educação) é igual para todos então, como queremos criar um mundo igualitário?!
Gramsci percebe que a população se tornou passiva em relação à política, por esse motivo contraria a idéia de Marx sobre a revolução espontânea.
O problema é a aceitação da população trabalhadora. Internalizamos facilmente as ideologias que a "força" nos impõe. É preciso acima de tudo, começar a ver o mundo da forma que ele é e não da forma que queremos que ele seja! É cruel abrir mão da ideologia para viver a realidade? Sim! mas é preciso.
Veja o que é real. Seja real! Abra mão da ideologia para viver o real.
Não se pode criar um mundo só de ilusão! Devemos fazer nossa própria crítica e não utilizar críticas alheias, sem conhecer se realmente esta certo! É importante começar a observar nossa postura em sociedade para começar a perceber os erros. E não basta apenas perceber, pois deve haver a ação! O mundo está cheio de pessoas criativas e pouca gente realizadora!
Marx naõ estava errado sobre seus pensamentos; Gramsci foi apenas um homem de seu tempo e percebeu que no mundo em que estamos vivendo, o comodismo está geral. Então, as idéias de Marx acabam caindo nesse exato momento.
Não se pode apegar as coisas presentes, pois tudo o que serve atualmente para nós futuramente não servirá mais! Tudo se renova e é preciso que o ser humano seja sempre o "aprendente", para que possa viver em uma sociedade pós-moderna.

Essa é a minha maior admiração por Antônio Gramsci!

(pesquisa e conclusão baseada nas aulas de "Estudos Sociólogos na Educação" - UNG (campus Dutra). curso Pedagogia 3º semestre. Com a mestre/professora Ieda Maria Silva Pinto Barbosa)

4 comentários:

Fábio Naito disse...

Poha! Bom paralelismo hehe ferrenha esse tapa de pensar e não fazer ein /o/ mt bom mesmo. Mas a questão é: para a sociedade parar de viver das sombras, ela terá de quebrar seu emissor de luz - que no caso é a classe dominante. Porém sem nenhuma luz, como que o homem sobreviverá em comunidade na escuridão? Teria que entrar outro emissor não? Ao meu ponto de vista, creio que acontece uma massificação contínua e cíclica que, por mais que seja "libertadora", não deixa de massificar. As vezes o controle das massas aparece para sua própria sobrevivência, AS VEZES. Vide os pensamentos de Thomas Hobbes.

Carai! Fui para outro lado XD~~ mas é issaew! O mundo é complexo mesmo hehe

Kisaaa

Anne disse...

concordo!
A comunidade deve sempre haver um lider que possa comandá-la; caso contrário, o mundo vira um caos.
O problema que Marx aponta e atualmente, Gramsci aponta é: aprender a questionar os lideres e nao viver no conformismo, como as pessoas atuais estão vivendo.
Aceitamos facilmente o abuso da mão de obra e o pouco salário a ser recebido pela classe dominante.
Esses pensadores não questionam o fato de haver um lider na sociedade e sim, o fato da ideologia que eles impregnam na vida das pessoas a favor deles. Ordens que devem ser questionadas e avaliadas se compensa para a comunidade (trabalhadora- baixa) e não apenas para a elite!

beijooos irmao! quase escrevi um outro post aqui o.O kkkkkkk

Fábio Naito disse...

Se é pra discutir então vamos heuheuehu

O que vale mais: uma igualdade social e economicamente justa IMPOSTA por um líder ou uma democracia na qual há diferenças berrantes entre seus cidadãos? O fato de compensar para ambas as classes é inviável ao meu ponto de vista, afinal uma democracia instalada em uma sociedade complexa, alguém sempre irá sair perdendo.

Corrija-me se estiver errado, mas sua proposta, no caso, é de possibilitar um debate sobre uma igualdade entre as classes? Vejo isso como um conflito sem resolução, a não ser que não exista mais essas subdivisões...

Olha eu escrevendo aqui às 2h da madruga ao invés de terminar meu relatório de estágio heueheuheu q droga de debate construtivo XD~~

Kisaaa

Anne disse...

a sociedade ela nao precisa ser igualitária. Também concordo com o fato de que buscar um mundo no qual as classe mantém igualdade é viver no ideal! mas pense.. nao é justo que as classe mais baixas (em uma sociedade democratica cheia de leis que defendem o direito do cidadão, independente de sua classe social), o abuso seja feito e todos aceitem como se fossem "escravos que devem aos seus senhores!".

essa é a minha briga!

ver o quanto somos submissos a "algumas leis" criadas apenas para favorecer a elite... prejudicando a classe trabalhadora e pior, todos aceitem como se fosse o fato mais normal da vida! :/

Ps.. nem me fale de estagio.. parei tudo so pra responder isoo o.O kkkkkkkkkkk.. so quero ver onde isso vai dar!! ;P