ViVa...

Seja bem-vindo!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Psicopatas

 


Estar consciente é sabermos sobre nossos atos com outras pessoas, animais e objetos. Se encontrar lúcido, vigil, hipovigil, hipervigil, confuso, coma profundo etc. Estar consciente é basicamente, estar ligado com a razão, sem envolver nenhum sentimento; apenas ser consciente de nossos atos e ações.
Ser consciente não é apenas saber sobre nossos atos mas também, fazer ações que envolvam sentimentos. Ser consciente é basicamente, estar ligado com o mais forte dos sentimentos: o amor! O que nos faz tomar atitudes de bravura, perdão, auto-sacrifício e etc.

O que podemos dizer sobre psicopatas?
A resposta é como se afirmassemos a existência do mal, pois são seres sem consciência! Estão consciente a todo instante perante seus atos, mas seu cérebro nasceu desprovido do lado emocional, do lado sentimental: perdão, culpa, pena e amor. Agem friamente, sem pensar no estrago que podem fazer em uma vida; pois para Eles, as pessoas são jogos no qual eles podem se divertir e quando não sobrar mais nada para sugar, abandonam suas vítimas a procura de outras. Muitos acreditam que psicopatas são aquelas pessoas que matam friamente, mas na verdade a minoria chega a matar. Se colocam na sociedade como pessoas comuns, geralmente em altos cargos em empresas, pais de família e etc. Pessoas que ninguém imagina ser um mal caráter e quando percebem, suas vidas já estão sendo dominadas pelos psicopatas. São espertos acima do normal e usam a lábia como ferramenta para atrair suas vítimas. Costumam manter uma conversa agradável, não economizam charme, se veêm como centro das atenções por causa de suas idéias e valores, são impulsivos, não suportam rotinas e tédios e estão sempre a procura, de novas situações (os psicopatas difcilmente se mantém em um só emprego, a não ser que já tenha objetivo de tirar lucros da empresa); são irresponsaveis, calculistas e mentirosos.
Os psicopatas apresentam sintomas desde crianças, portanto não é devido a má criação dos pais. São crianças frias, que gozam da maldade com animais e outras crianças, são vingativas e se recusam a perdoar e a pedir desculpas. Os pais percebendo essas características, de acordo com a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, em seu livro Mentes Perigosas, o psicopata mora ao lado:
" Os pais podem ser mais rigorosos, dar ao filho um ambiente familiar estruturado e com vigilância constante nos filhos problemáticos, certamente não evita a psicopatia, mas pode inibir uma manifestação mais grave. E então, fazer toda a diferença." 

Infelizmente, não foi descoberta nenhuma cura para a psicopatia; pois como já foi dito, os psicopatas são espertos acima do normal e quando aceitam passar em uma cliníca psiquiatrica, aproveitam para conhecer mais sobre a área e as palavras utilizadas pelos psiquiatras, para aumentar seu vocabulário cativando suas vítimas.
Como pode haver pessoa dessa índole? Perversas, cruéis, sem sentimentos! Com razão demais e emoção de menos? Vivem sem amor. E o pior de tudo, sem cura? Quando são desmascarados, não sentem vergonha alguma ao contrário, utilizam argumentos se passando por coitados e fazendo a vítima "do bem", ajudá-lo dando abertura à crueldade humana. Não sinta pena daquele que não sente culpa, remorso e jamais será capaz de conhecer o amor! Se casam, é por sentimento de posse e fazem muitas vezes, seu (sua) conjugue sofrer de traição e posseção.

De acordo com os argumentos da psiquiatra  Ana Beatriz Barbosa Silva:

"É mais sensato falarmos em ajuda e tratamento para as vítimas dos psicopatas do que para eles mesmos" 

Texto realizado com base no excelente livro "Mentes Perigosas, o psicopata mora ao lado - Ana Beatriz Barbosa Silva - RJ: Objetiva, 2008.