ViVa...

Seja bem-vindo!

sábado, 23 de maio de 2009

Sei o que é melhor para você!


É muito comum escutarmos de pais a seguinte frase: "eu sei o que é melhor para você"!
Sabemos que os pais querem o nosso bem, mas uma busca por uma educação dialogal fará da relação pai e filho bem melhor do que se pode encontrar naquelas que são rigorosas. Crianças não entendem o que é melhor para elas, então explique-as! Com 90% de certeza de que elas irão entender. Diminuirá as brigas entre famílias, haverá respeito, diálogo e menos jovens demonstrando na adolescência a falta de uma conversa com os pais ou a rebeldia por uma educação sistemática e rigorosa.
Um exemplo: se um filho usa o número do tênis 33 e o pai o presenteia com um tênis número 31, o filho com certeza irá questionar o fato do sapato ficar apertado em seu pé e tentar explicar que é necessário um número maior, pois o seu pé cresceu; Na educação tradicional, o pai dirá: "eu sei o que é melhor para você, e seu tênis será 31". E pior para o filho se questionar;
Devemos buscar uma educação que leve ao progresso da criança e do adolescente; Devemos nos conscientizar de que existe diferença entre educar e obrigar, existe uma enorme diferença entre ter autoridade e ser autoritário! .
A criança necessita de espaço para se expressar, precisa de diálogo e presença dos pais constante em sua vida! Precisa de amor e principalmente compreensão do mundo em que ela se localiza.
Por isso, peço um grito por uma educação dialogal e não sistemática!