ViVa...

Seja bem-vindo!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

será verdade?


É estranho vivermos em um mundo no qual a única forma de sabermos o que acontece nele é a televisão/rádio/internet/jornais.
As formas de comunicação estão cada vez mais avançadas; o ciberespaço domina nosso país, tornando tudo muito prático e facilitando a vida do ser humano; isso é a realidade e não posso discordar que participo e dependo desse mundo, mas o que mais chama minha atenção é o fato das notícias nunca serem buscadas; acreditamos cegamente no que um jornal repassa sem ao menos sabermos se é a verdade.
Atualmente ficou muito mais fácil saber dos verdadeiro problemas do meu semelhante, o que torna o individualismo e o conformismo maior pois tudo é repassado de uma forma "calma" para não causar choque na população e aos poucos, o ser humano apenas se conforma com o mundo em que vive sem questionar se realmente "o que foi passado" é a verdade. Se aquela pessoa que é a vítima ou é o ladrão realmente é a "vitima ou o ladrão".
Qualquer um é capaz de fazer uma notícia usando todos os meios de comunicação. Nunca temos opinião própria do assunto, afinal só argumentamos o que sabemos pelos meios de comunicação não é mesmo?!
Me preocupa pensar o quanto o individualismo e o conformismo dos problemas da humanidade estão aumentando. Logo, não será mais de nosso interesse ficar ouvindo as notícias hediondas que acontecem no mundo sem reflexão do que realmente acontece. Então, quando aparecer uma noticia nao será mais novidade ficar escutando, afinal nada será feito por nós!
Outro fato que também me preocupa, é a fé cega que a população deposita nos noticiarios aumentando cada dia mais o "axioma" (histórias que não são comprovadas mas, por serem logicas são acreditadas como verdades). Como poderemos educar nossos futuros filhos/ netos com mentiras? Com passividade?
É preciso buscar o que realmente é verdade; enxergar os meios de comunicação como aliados para nossa atualização e não como reflexão já definida. O pensamento crítico é você quem faz e é você quem busca. Não aceite que façam e dominem suas idéias, cada pessoa foi criada para pensar diferente e agir diferente caso contrário, o mundo e as pessoas seriam totalmente iguais.