ViVa...

Seja bem-vindo!

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Platão x Sócrates?


Uma vez citei na postagem "axioma na sociedade", que muitas histórias que conhecemos nem sempre são verdadeiras e que a maior parte foram inventadas por pessoas da antiguidade e acabaram sendo aceitas como verdade, mas que nada fora comprovado.
Ontem fui à biblioteca e me deparei com um livro que dificilmente as pessoas costumam ler: "Platão". Ao começar a leitura, fiquei curiosa quanto ao fato de nunca ter lido um livro ou ter escutado qualquer história que falasse somente da vida de Platão, sendo apenas idéias que esse pensador publicou.
Não me contive e procurei sobre a vida de Platão; sua história não se pode considerar concreta pois foi apenas um pensador que não concretizou na prática suas idéias.
De acordo com as pesquisas, ele apenas fundou uma célebre escola "Academo" em Atenas (por volta do ano de 387).
Como um ser humano "comum" e pensador sobre a "política", pode ter sido valorizado na antiguidade?
Ser um pensador já era mal visto na sociedade e pensar sobre a política, é correr o risco de ser perseguido até a morte.
Lendo um pouco mais sobre as idéias de Platão, percebo outro fato intrigante... ele conhece e defende o latim. Essa é uma das linguas que principalmente na Grécia antiga, Roma e até mesmo no Vaticano foi considerada por anos uma lingua vulgar; não podia usá-la se não quisesse ser exilado de seu país... porque um fundador de uma escola faria isso?
Indo um pouco mais além, percebo o quanto Platão cita Sócrates em suas teorias.
Alguns dizem que Platão foi real, mas nada pode ser comprovado concretamente nem mesmo a teoria que desconfio em minha mente; mas da mesma forma que Monteiro Lobato criou uma boneca chamada Emília para falar realmente o que pensa do mundo sem sofrer perseguições, acredito que Sócrates fez a mesma coisa.
Talvez Platão seja apena uma imaginação de Sócrates para falar o que pensa sobre o governo, sobre o latim e sobre a educação. Quanto a escola "Academo", não há vestígios ou provas de que tenha existido... são apenas pinturas de Platão com as crianças a sua volta.
Procurei sobre Sócrates e toda a sua história é comprovada. Foi o primeiro médico a existir no mundo mas, sua pátria é a Grécia (país onde a populção acredita fielmente em deuses), por esse motivo escondeu sua identidade como pensador e questionador: "aonde fica a alma da pessoa? se é que existe uma".
Foi um dos primeiros pensadores iluministas da época, mas preferiu esconder esse pensamento e se colocar como um cidadão cheio de fé.
Pesquisas registram que Platão foi discípulo de Sócrates, mas não há um só pensamento que ambos estejam de acordo. Por que?
O ser humano deve aprender a ser questionador. Muitas histórias que foram contadas não são comprovadas ou verdadeiras.
Percebo que desmentir "lendas" não acrescentará nada para meu desenvolvimento enquanto pessoa mas, não é certo viver acreditando em tudo que nos falam até mesmo nos dias atuais; e pesquisar e questionar a verdade do passado, serve como um treino para começar a questionar as verdades do presente,
para não ensinar a mentira aos que irão fazer parte do futur0.






5 comentários:

Fábio Naito disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fábio Naito disse...

Platinarium!
Se curtiu Platão lê O Banquete, que dá um tapa nas ideias dele hehe
E desconstruir conhecimentos para a revelação de outros vai desenvolver mt vc como pessoa sim. Visão para novos horizontes /o/

Kisa

Anne disse...

se eu te falar que o livro que li sobre Platao e que começou a me despertar essas idéias foi: "O banquete" .. rsrs ^^ um livro chato, mas que te da muitas dicas sobre essa filosofia se levado a serio!

Anônimo disse...

talvez seja sócrates que naum tenha existido, o que acha?

Gabriel

Anne disse...

Fiz algumas pesquisas e realmente pode ser Sócrates que nao tenha existido. Mas mesmo assim, surge algumas duvidas como essas que eu postei sobre Platão!
Se puder, me passe seu e-mail Lucas, que tentarei estudar um pouco mais sobre isso e logo te mando uma resposta!

beijooos