ViVa...

Seja bem-vindo!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Das telas de vidro, para a realidade!


Nesses últimos dias, muitas coisas me fizeram refletir sobre o comportamento dos seres humanos; Mas uma "conversa" entre duas jovens no ponto de ônibus, relatando diversos assuntos sobre maquiagens e compras...concluíram meus conceitos e me inspiraram para uma nova análise do homem.
Atualmente, se tornou comum para as pessoas discutirem sobre as melhores roupas, a perfeição na maquiagem e o corpo em forma. Percebemos o quanto a mídia influencia cada vez mais cedo na vida de nossas crianças que mesmo informatizadas e globalizadas, muitas não conhecem o conceito de ética em sociedade.
Não é difícil encontrar pessoas que assistem novelas e filmes como se fosse uma religião ou, passam horas na frente de um computador esquecendo completamente do mundo exterior.
Infelizmente, se tornou hábito do ser humano estar ocupado com seus próprios interesses e, somente quando acontece um "fato marcante" para a sociedade, começam a se movimentar para buscar um país com menos violência e mais dignidade.
Antigamente, um assalto de carro era motivo para manchetes de jornal; Atualmente, crimes como esses já se tornaram COMUNS na visão do homem.

"... O menino João Hélio Fernandes Vieites, de apenas 6 anos, morreu após ser arrastado por mais de sete quilômetros..."
Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2007/06/08/296073544.asp

"...Alexandre Nardoni e Anna Jatobá são acusados de matar a filha dele, Isabella, 5, no dia 29 de março deste ano..."
http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2008/casoisabella/

Fujimos constantemente da realidade, pois wencontramos uma maneira de fujir. Estamos tão preocupados com os nossos objetivos e vontades, que pouco percebemos as vontades alheias; A vontade de comer, a vontade de estudar, a vontade de trabalhar e a vontade de ser alguém no mundo.
Chegamos a um ponto, no qual o ser humano cansou de ver a "desgraça" e prefere se esconder nas fantasias do "final feliz" de uma novela ou, nas maravilhas do campo social que é a internet.


Ao perceber que fluía bem a conversa entre as jovens, resolvi me esconder desse tipo de realidade: abaixei a cabeça e resolvi não escutar mais nada, me transportando para um mundo de reflexão sobre o determinado assunto que absorvi, tentando achar soluções claras para uma conscientização da sociedade.
O problema é a falta de reflexão dos seres humanos. Através de uma conversa com um grande pensador, me fez concluir o assunto da seguinte forma: Pensamos constantemente sobre diversos problemas encontrados no mundo ... mas pouco tem sido a reflexão!
Refletir e Pensar. Parecem sinônimos, mas possuem significados distintos. Pensar em quantas crianças morrem por dia de fome, é fácil; Pensar em quantas pessoas doentes passam horas em filas de hospitais, é fácil.
O difícil é refletir que em quanto milhares de crianças morrem de fome todos os dias, nós nos preocupamos inteiramente com a morte de "famosos".
O difícil é refletir que enquanto milhares de pessoas sofrem doentes em filas de hospitais, nós reclamamos por ter quebrado uma unha.
Não deixo de acreditar em mudanças na humanidade; Mas, somente haverá essa mudança quando uma nação inteira se sentir tocada e sensibilizada, buscando os conceitos de ética e valores humanos perdidos no tempo. Formando uma sociedade de igualdade e justiça...que poderá sair de um aparelho com telas de vidro, para uma realidade reluzente.

Anne Caroline Higa.
Texto realizado com base nos pensamentos de Leandro do Carmo Gonçalves e observações no cotidiano das pessoas em sociedade.

2 comentários:

Joao luiz disse...

Realmente você fugiu do comum, adorei a opinião sobre o reflexo de um veiculo de comunicação sobre o nosso cotidiano. Parabéns

Anne disse...

acredito na reflexão através do método de observação, seja em casa ou na rua. Isso nos faz criar grandes idéias e achar grandes soluções para problemas pessoais ou da sociedade. Obrigada pela sua atenção a esse post, realmente espero que possamos criar um grupo globalizado com base em trocas de grandes teorias e informações!
beijoos :)